Noite de sono tranquila

A leitora Julia escreveu o seguinte desabafo:

Oi, minha filha tem 11 meses e até hoje dorme na nossa cama. Ela ODEIA o berço dela. Se colocar ela lá ela acorda em 15 minutos, e sempre acorda chorando. Ela é muito grande e pesada, tem 11 kg, e eu só 43kg, ela me deixa mto cansada durante o dia, e quando é hora de dormir é um drama, sempre foi, eu agradeço a Deus por que já estou destruída. Ela só dormia depois das 2hs da manhã, agora melhorou um pouco, pulou pras 23hs, 0hs. Então eu coloco ela na nossa cama por não ter que interromper a minha noite de descanso para amamentar ou acalmá-la chorando, puro comodismo, confesso. Mas no ano que vem precisarei voltar para a faculdade, e não sei o que fazer com ela que chora sempre que alguém tenta segurá-la. Não dorme se eu não dormir junto, do lado. Preciso colocá-la numa escolinha, mas tenho medo que adoeça ou fique muito triste e chorosa. Ela é muito grudada em mim. Nunca deixei ela sozinha. Não fica sozinha nem com o pai. Será que vcs podem me ajudar na questão de colocá-la para dormir no berço e na separação?

Mamães, vamos ajudar a Julia dando as nossas dicas de como deixar as noites do bebê mais tranquilas?

11 Responses to “Noite de sono tranquila”


  1. 1 Rafaela Fabro 2010/09/22 às 9:07

    Quando o meu irmão era bem bebê, uns 5/6 meses, teve convulsão, e depois descobrimos que ele tinha infecção nos rins,e de tanta dor, chorava e não voltava. Ficou internado uma semana, e desde isso a minha mãe ficou com medo de deixá-lo em uma escolinha…
    Mas era preciso, pois ele não desgrudava dela…até que decidimos com 10 meses matricula-lo na escolinha. A minha mãe ficou 3 dias escondida na escolinha(a pedido da diretora). Ela ficava ali, sentada num cantinho que o meu irmão não enxergasse ela, mas perto o suficiente caso ele tivesse uma crise ou algo assim…até acostumar com as profes.
    Claro que no início é ruim, pois ele ficava chorando, mas depois q a mãe iaembora, ela via que ele se acalmava. É preciso conhecer bem a profe, explicar a situação, e deixá-los chorando…mas é assim. A escolinha fez mto bem pra ele e pra minha mãe. Ele ficou mais idependente. Ele brincava tanto, que chegava em casa, a mãe brincava com ele e ele já estava super cansado e dormia a noite toda…de repente ocupando bem a criança, gastando suas energias ele durma melhor!

  2. 2 Cris 2010/09/22 às 9:14

    Bom, sobre a escolinha posso falar. Moro no Rio de Janeiro e meu filho de 10 meses esta na escolinha integral desde os 6 meses. Fiz uma adaptacao de 15 dias com ele na escola, no começo ficando na mesma sala, depois ficando escondida, e aumentando o tempo da escola gradativamente. Hoje ele adora a escolinha, quando vou busca – lo esta sempre brincando e abraça muito as professoras. Somos muito apegados e tenho toda a tranquilidade do mundo em deixa-lo lá.

    Agora, sobre as noites… ele dorme no berço até umas 3hs, quando acorda para mamar e eu levo para minha cama, onde ele dorme o resto da noite. Tenho que estar de pé as 6 para trabalhar, e por comodidade ainda funciona assim pra mim.

    Beijos!!

  3. 3 simone 2010/09/22 às 9:27

    Meu filho quando começou a ficar grandinho tb nao dormia bem no berço e a solução que encontramos foi tira-lo do berço e comprar uma caminha de criança!

    resolveu o problema viu!
    eu colocava ele na cama e deitava um pouco junto, depois q ele dormia, eu saia e ia pra minha cama.

    Nao sei se ele se sentia preso no berço, ou se o colchão era diferente, nao sei oq era mas a caminha resolveu.

    Vc pode colocar uma gradinha baixinha na borda da cama, ou como eu fiz, colocava uns travesseiros n chao, no começo ele chegou a cair umas 2 ou 3 vezes, mas sobre as almofadas e a cama era bem baixinha entao nao tinha problema, mas logo ele acostumou e nunca mais aconteceu.

    recomendo

  4. 4 Fabiana Ribeiro 2010/09/22 às 10:18

    Bom Júlia, acho que precisa partir de nós querermos mudar a situação, enquanto você estiver insegura, ele também estará, nós passamos isso para eles. Passei por essa experiência quando o meu leite não era suficiente e a minha filha não pegava a mamadeira de jeito algum, ela já tinha 06 meses, mas eu me sentia culpada por não conseguir mais amamentá-la. A partir do dia que eu me concientizei que não estava sendo melhor ou pior dando mamadeira para minha filha ela pegou a mamadeira naquela noite… nosso sentimento é tudo.
    Em relação a noites de sono, quando minha filha tinha 03 meses me deram um livro para ler que se chama “Nana Nenem”, não me lembro do autor, não o tenho mais… virou da família e já passou por todos. Não vou te dizer que é fácil, mas tem que ter convicção que aquilo é melhor para a criança e para a saúde da família, porque todos sofrem direta ou indiretamente.
    A escola ela vai se adaptar e vai adorar, você vai ver.
    Tenha certeza que suas decisões serão sempre para o bem estar dela, por mais que ela rejeite no início.
    Boa sorte e fique com Deus!

  5. 5 ritabahu 2010/09/22 às 11:12

    iiiiii…este papo de sono sempre da o que falar

    Eu sou mae da Bella, que nasceu prematura de 6 meses e passou 5 meses no hospital. Chegou em casa e simplesmente NAO dormia no berco de jeito nenhum, se esticava-espremia ate vomitar, so dormia no colo. Veja a novela que eu fiz:

    – Passei + de 3 semanas dormindo no CHAO do quarto dela. Eu nao me sentia segura indo para o quarto com ela acordada no berco a noite toda vomitando. Dormia no chao mesmo (mae sofre!) e a cada acordada dela, de 5 em 5 minutos, eu dava o bico (chupeta) e palmadinhas terapeuticas na bundinha ate ela voltar a dormir

    – Depois de 3 semanas ela ja dormia de meia em meia hora, ou de 1 em 1 hora. Dai eu fui para a cama.Com uma baba eletronica para ouvir quando ela acordasse

    – Demorou 1 mes e meio ate ela embalar no sono por mais tempo

    – Dai comecou o drama de botar ela para dormir, pois ela so embalava no sono no colo so q ja era grande e nao se ajeitava no colo

    A rotina que eu fiz e faco ate hoje, todos os dias e esta:

    – Mamadeira CEDO (bebe tem que dormir cedo, 7 horas ja ta na cama)
    – Boto 1 cd de musiquinha instrumental de bebe
    – Boto no berco com chupeta na boca e uma fraldinha de pano para ela abracar

    e….SAIO DO QUARTO

    se ela chora eu volto, boto a chupeta de novo e saio de novo

    Nao fico mais no quarto. Se ela chora ou volto, se ela resmunga apenas ela fica la ate dormir

    Tudo eh pratica e paciencia, cria a rotina de dormir, bota a Julia no berco e muuuuuita paciencia, leva 1 ou 2 semanas ate o bebe entender que babau, nao tem mais “chorumela”, vai dormir no berco e deu.No inicio ela deve gritar de odio (bebe eh esperto, ela nao estara triste, estara de birra), depois vai se acostumando

    Um abraco nosso e nao se preocupa que com um pouco de disciplina ja ja tu estara dormindo de novo, hoje a Bella dorme 12 horas, das 7 as 7, e no berco

  6. 6 Emanuela 2010/09/22 às 11:17

    Gostaria de indicar um texto maravilhoso que me ajudou muito a decidir o momento certo de colocar minha filha pra estudar!!

    O endereço do texto é do meu blog:
    http://bemcasadaepontofinal.blogspot.com/2010/04/escola-antes-dos-3-anos-e-um-erro.html

    Qto a criança dormir em seu próprio quarto acho fundamental é uma questão de disciplina de todos, dos pais principalmente e da criança…paguei e pago um preço alto pra minha filha dormir sozinha…ainda hoje tem dias que ela dá trabalho, mas não desisto, volto com ela, a deito na caminha (substitui pela cama, pois ela não gostava do berço) e espero até dormir….não é fácil…no início coloquei um colchão no quarto dela e deitava no chão …pois antes a mãe se mudar para o quarto do filho do que o contrário. Não abro mã da minha privacidade com meu marido, investi muito caro num quarto confortável com ar condicionado pra ela não dormir nele!!!! DE JEITO NENHUM…ELA NÃO ME DOBRA, A MÃE SOU EU!!! NÃO É FÁCIL….MAS QUEM DISSE QUE EDUCAR É BRINCADEIRA!!!

    Aproveitem o texto…é maravilhoso!!!
    Beijos a todas!!! E vamos adiante na educação de nossos pimpolhos!!

  7. 7 Ana Paula 2010/09/22 às 12:40

    Meninas,
    Ainda estou grávida e não vive a experiêncoa de fato..Mas alguma usou o método EASY da encantadora de bebês???
    Acho que deve ajudar..
    bjos

  8. 8 Luciana 2010/09/22 às 16:15

    Nossa! Esse é assunto que dá muito pano pra manga! rsrsrsrs
    Nem me fala, no início que a Valentina nasceu, ela dormia em cima da minha barriga, deitada na cama, ou mamando, uma maravilha, só que com o passar dos meses, ela não se acomodava mais em cima da minha barriga, se mexia para um lado, pra outro, até que um dia resolvi colocá-la no berço, e cheirando o cobertor era assim que ela dormia, só que agora com nove meses voltou à fazer birra, não quer mais ficar no berço durante o dia, quer dormir cmg do lado, cheirando o cobertor peludo da nossa cama! Aff, e no verão? O que fazer? Bom, durante o dia ela faz bastante birra, mas à noite ela demora pra dormir, mas dorme, lá pela meia noite, uma da manhã, quer fazer farra, e agora que aprendeu a ficar de pé no berço então, esquece Valentina deitadinha comportada! Então, resumindo, estou deixando ela chorar no berço durante o dia até pegar no sono, fico escondida, só analisando, deita, levanta, até que adormece, como está fazendo exatemente agora enquanto escrevo! E assim é a vida da mamãe, corrida, mas muito gratificante qdo vemos aquela carinha linda nos dando aquele sorriso!!! As dicas e experências das mamães estão show, sei que a mamãe Júlia vai tirar muito proveito de todas, e logo estará domrindo a noite toda! Ah, tb não abro mão da privacidade com meu marido, às vezes ele diz , deixa ela aqui conosco, eu digo não! prefiro levantar 10 x até ela pegar bem no sono, do que ela ficar o resto da vida no meinho de nós! Nunca…rsrsrsrs

  9. 9 Emanuela 2010/09/22 às 16:27

    É isso aí Luciana….tô com vc e não abro mão….vcs leram o text que indiquei no meu post acima??? O QUE ACHARAM??? QUERIA SABER A OPINIÃO DE VCS!!!!

    BEIJOCAS….ESSE ESPAÇO AQUI É O MÁXIMO!!! AMOOOOOO!!

  10. 10 Rafaelle Borges 2010/09/22 às 22:59

    Nooossaa!!!
    Amando esse site… agora sim tô me sentindo no mundo real e vendo que muitas mães tem/tiveram o mesmo problema que eu.

    Júlia,
    como disse a Fabiana Ribeiro, tem que partir de você. Deve a partir de então se sentir segura p/ tomar qualquer atitude.

    Pense positivo, vai dar certo! Pensa que ela vai começar a socializar com outras crianças e isso muda o comportamento. Vai dar certo!!!
    Boa sorte! E depois passa aqui p/ nos contar.

    Beijos

  11. 11 LUCIANA 2010/11/26 às 10:48

    Ola ! estou gravida de tres meses ,e quanto mas pesquiso sobre bebe dormir no quarto dele sozinho mas duvida tenho.Quero meu bebe no quarto dele ( afinal gastei um absurdo ) mas tenho medo que mesmo com a baba eletronica eu não acorde com o chorinho ,e ele sofra ,meu marido não quer saber do bebe sozinho mas eu tenho covicção que lugar de bebe é no quarto dele no berço dele. Tou desesperada o que eu faço por favor


Deixe um comentário

Twitter

Junte-se a 67 outros seguidores

PARCEIRO

Vou me Casar

