Cuidando das Tittys!

Na época da gravidez, sempre vinha uma desgraçadinha engraçadinha me contar de coooomo sofreu na amamentação, que doiiiiiia, saia saaaaangue, desmaiaaaaava……affffff!

Claro que isso contribui e muito para um insucesso, né meninas?

Pois vou falar a verdade para vocês:

NÃO DÓI. NÃO SANGRA. NÃO ACONTECE NADA! FOSSE ASSIM A HUMANIDADE NÃO ESTARIA AQUI, SERÍAMOS EXTINTOS POR INANIÇÃO!

Mas claro, tem que ter alguns cuidados básicos que eu vou explicar pra vocês. Lembrando que eu NÃO SOU GO SEM ESPECIALISTA EM AMAMENTAÇÃONEM NADA, SOU SÓ UMA MÃE! Vamos lá?

1. Por que dói?

Nos primeiros dias dói um pouquinho mesmo, porque o bebê mama o tempo todo, leva mais de 10 minutos sugando o mamilo, babando e fazendo atrito. Então é normal fazer uma feridINHA. INHA INHA INHA.

Como cuidar? Para prevenir, compre uma daquelas bases rígidas de silicone, que isolará o mamilo e deixará ele “respirar” enquanto o bebê não está grudado.  Se a feridinha já está feita, coloque uma casquinha de mamão  e deixe ali até a próxima mamada. Aí é só limpar com um algodãozinho molhado e dar o peito curado pro bebê!

2. Por que vira uma pedra?

Se você sentir os seios duros como uma pedra de jardim, comemore! Você é uma vaca jérsei (segundo a minha sogra pecuarista são as mais leiteiras! rsrsrs) e tem muuuuuuito milk pro seu bebê!

Como cuidar? Sentiu o peito duro? Tá doendo? Dá pro bebê que ele mama tudo e esvazia, ué! Mas SE isso não adiantar, vá para baixo do chuveiro quente e aperte o seio até esvaziar.

UPDATE!

3. Como cuidar das feridinhas da primeira semana? Passar nos mamilos o óleo Dersani, ou as pomadas de lanolina Lanidrat ou Lansinoh. Nenhum dos três produtos precisa ser retirado antes do bebê mamar: podem ser “ingeridas” sem problemas.

Com esses cuidados nada de ruim vai acontecer com os seus seios e a sua amamentação será um momento maravilhoso entre você e o bebê. Tire fotos, faça vídeos e curta muito!

P.S. Você VAI apelidar seus seios de alguma coisa enquanto fala com o bebê. É na hora! E isso é fato!! Como sugere o título do post, apelidei os meus de Tittys (desbocada eu!)!! kkkkkkkkkkkkkkk Então, mamães experientes, contem os seus aqui também para a gente rir! 🙂

Anúncios

11 Responses to “Cuidando das Tittys!”


  1. 1 Carol P 2010/05/21 às 15:08

    Magali querida terei que descordar de vc. Nunca me dizeram que doia , sangrava e bla bla, pois comigo aconteceu tudo isso e muito mais. E nao foi por falta de cuidados, pois tinha enfermeiras comigo a cada vez q ia mamentar. Acho que cada caso eh um caso, e por estarmos tao felizes com o nascimento dos nossos filhos todas esses momentos dolores ficam em segundo plano, ou nao. bjs

    • 2 Magali 2010/05/21 às 21:05

      Oi Carol!
      Poxa, que chato que aconteceu de verdade tudo isso isso com voce! Juro que eu imaginava que todas essas coisas fossem lendas urbanas, como tantas outras coisas que as pessoas assustavam e nao aconteceram de fato. Que tal voce fazer um post sobre os teus problemas de amamentacao e como supera-los/evita-los? Assim voce poderia ajudar um monte de mamaes!!!

      Beijao!

  2. 3 Rita e Bella 2010/05/22 às 0:36

    Ahhh meu deus, este assunto da o que falar.

    E eu que nao podia amamentar pois a Bella era muito prematura e passou 4 meses e meio na UTI mas tive que bombear-extrair leite do peito A CADA 3 horas, todos os dias, no hospital e em casa de madrugada? Com dor, sem dor, nao tinha jeito. Alem de todo o desespero de ver ela doente ainda tinha que me preocupar em extrair leite com a maquina pois era so o que ela podia tomar.

    Ser mae eh fogo. Seja amamentando, extraindo leite, com dor, sem dor, o processo de alimentar o bebe eh sempre dificil, ha quem passe por ele sem problema nenhum e que amamente ate o primeiro ano do bebe e ha as que penam para amamentar-extrair leite o maximo que puderem.

    Eu tirei leite por 7 meses e justamente quando ela poderia mamar no peito…..adivinha?? Ela desenvolvou ALERGIA a proteina do leite. Dai passou para a formula. Da para aguentar? Depois de tudooooo o que eu passei para manter a producao de leite por tanto tempo mesmo sem ela mamar no peito (o que era uma dificuldade, visto que o corpo nao produz leite igual quando tu extrai leite com a maquina)

    Mas o importante eh o bebe ter saude e crescer, seja com leite ou formula neh?

    E VIVA AS MAMAES pois papai NENHUM conseguiria passar por tudo o que nos maes passamos.

    P.S – aqui no Canada a gente chama os seios carinhosamente de “boobies”…hahaha….tao bonitinho

    Beijocas nossas
    Rita e Bella

    • 4 Magali 2010/05/22 às 14:31

      Oi Rita!

      Esse assunto dá o que falar MESMO! Eu embora não tenha tido dor para amamentar, tinha pouco leite e simplesmente NAO CONSEGUIA AUMENTAR A PRODUÇÃO! Daí que a noite chegava, eu ficava exausta, queria dormir, o bebê com fome, era uma luta. Acabei dando NAN e desmamando a Alice com 3-4 meses. Me senti a última, uma baita incapaz por não poder alimentar a minha filha.
      E agora ela taí, bem gordinha, linda e saudável.

      Mãe sofre, né?!

      Beijão!

  3. 5 Roberta 2010/05/22 às 14:45

    Bah Magali, para mim doeu bastante na primeira semana…Cheguei a apelidar a Alice de tubarãozinho faminto (hehehe, eu sei, eu sei…apelido horrível) pq cada vez que ela vinha mamar no hospital eu sentia vontade de gritar, tipo a cada duas horas. Para completar a anta aqui colocou os absorventes de mamilo virados e um deles colou na casca da feridinha (nem preciso dizer como foi para tirar, né?). Passava Dersani nos mamilos mas coisa só foi melhorar meeeeeesmo quando coloquei as conchas de amamentação (uns dez dias depois da Alice nascer, a anta aqui achava que as tais conchas eram bobagem..ai ai). Cicatrizou rapidinho, em uns dois dias táva nova em folha!
    Ah, aqui em casa chamamos os peitos de ‘tetê’, hihihihi.
    Bjo

  4. 6 Magali 2010/05/22 às 16:32

    Guriiiia! Esqueci de dar a dica do dersani!

    Vou fazer um update já!

    E na primeira semana também doeu e fez feridinha, mas com os cuidados certos sarou tudo e foi só alegria!

    Beijão!

  5. 7 Andrea Nunes 2010/05/22 às 16:58

    Olha só gurias, pra mim foi até tranquilo, preparei bem os seios tomando sol e passando bucha vegetal duas vezes por dia. Claro que ficou doloridinho e deu uma feridinha, mas coisa de primeira semana mesmo. Enchia demais porque eu me atrapalhava com o seio que tinha dado ou não, tirei algumas vezes durante o banho com água quente, exatamente como tu explicou. Depois era muito tranquilo, eu amei amamentar, acho super prático, leite a toda hora na temperatura ideal.

    O que foi MESMO dolorido pra mim foi ter voltado a trabalhar quando Natinha estava com dois meses e meu leite acabou secando por conta do estresse que foi aquele período. Por isso quero fazer tudo bem diferente desta vez e amamentar MUITO.

    Acho que vale a dica do banho de sol e da bucha vegetal pra preparar os seios antes.

    beijoca

  6. 8 Gabriela 2010/05/24 às 22:34

    Ai Magali pra mim também nunca tinham dito que era dolorido, sangrava, etc…
    Quando o Matheus nasceu ele era muito sugador, tinha muita força me machucava demais, quando acabava de amamentar eu colocava a lanidrat e usava as conchas de silicone que me ajudaram muito para não ter contato direto com os tecidos, porque aqueles protetores de seio grudavam e as vezes tiravam a casquinha que estava se formando.
    Já da minha segunda filha achei que não teria o mesmo problema, mas de novo tudo aconteceu, com menor intensidade.
    Eu tinha muitooo leite e pra minha surpresa (ja que estava acostumada com o Matheus que mamou durante 6 meses só peito) ela não quis mais mamar o meu leite com 2 meses e meio.
    Não adiantou nada, nem tirar com máquina ela relamente não queria.
    Bah, como um filho é diferente do outro…que tem dois sabe do que estou falando.
    Bjs
    Adoro seu blog.

    • 9 Magali 2010/05/25 às 11:18

      Oi Gabi!!

      No início da amamentação realmente é muito problemático, mas depois tudo se ajeita.
      Que bom que você gosta do blog!

      Beijão!!!

  7. 10 /luciana 2010/05/26 às 14:25

    Que loucura, é verdade, cada caso é um caso!
    Eu sofri, com o Lorenzo, como já te falei algumas vezes, pelo fato dele ter nascido com dente, rsrsrsrs, mas nada de sangrar, realmente só ficaram doloridos mesmo, eu usei aquelas conchinhas de silicone, mas pra mim, não fez efeito nenhum não, mas graças à Deus, passou, e o danadinho mamou dois anos firme e forte!
    Com a Laura, que pena, mamou só seis meses, mas depois descobri pq, a danada não gosta de leite, não toma nada, nem um nescauzinho! hehehe
    E com a Valentina, não vou te dizer que não doeu, eles ficaram muito doloridos, um seio mais que o outro, e eu entupia com essa pamadas comestíveis! Até hj o esquero é mais dolorido que o outro, e ela está fazendo três meses dia 3 e está só com o peito ainda, Com seis começo com a sopa e as frutinhas, só quero ver, pq ela é viciada na Tety como a chamo…rsrsrs

    Sempre que puder, sobrar um tempinho, comentarei!

    Bjão em vcs!

  8. 11 /luciana 2010/05/26 às 14:29

    Que loucura, é verdade, cada caso é um caso!
    Eu sofri, com o Lorenzo, como já te falei algumas vezes, pelo fato dele ter nascido com dente, rsrsrsrs, mas nada de sangrar, realmente só ficaram doloridos mesmo, eu usei aquelas conchinhas de silicone, mas pra mim, não fez efeito nenhum não, mas graças à Deus, passou, e o danadinho mamou dois anos firme e forte!
    Com a Laura, que pena, mamou só seis meses, mas depois descobri pq, a danada não gosta de leite, não toma nada, nem um nescauzinho! hehehe
    E com a Valentina, não vou te dizer que não doeu, eles ficaram muito doloridos, um seio mais que o outro, e eu entupia com essa pamadas comestíveis! Até hj o esquerdo é mais dolorido que o direio, e ela está fazendo seis meses dia 3 e está só com o peito ainda, Com seis começo com a sopa e as frutinhas, só quero ver, pq ela é viciada na Tety como a chamo…rsrsrs

    Sempre que puder, sobrar um tempinho, comentarei!

    Bjão em vcs!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Twitter

Junte-se a 67 outros seguidores

PARCEIRO

Vou me Casar

%d blogueiros gostam disto: