Boa noite, meu bebê!

Quando eu fiquei grávida, uma das minhas maiores preocupações era em deixar a minha rotina o mais parecida possível com a era pré-filhos. E uma coisa que para mim é MUITO IMPORTANTE são as minhas 8h de sono. Gosto de deitar lá pelas 22h, 22h30min, sempre foi assim. Então, como eu sabia que bebês nascem sem saber o que é dia e o que é noite, concentrei minhas energias em como fazer a guriazinha dormir a noite toda o mais breve possível. Para tanto, li muito, entrei em grupos de discussão na internet, conversei com outros pais e procurei manter a calma, afinal um dia ela dormiria a noite toda (nem que levasse uns 5 anos!).

Levou dois meses.

Registro da primeira noite dormida "no batidão 22h-07h"

Como deu certo comigo, resolvi dividir com vocês as coisas que eu fiz que deram certo. Lá vai:

1. Encantando o Bebê:

Ler o Livro Segredos de uma Encantadora de Bebês é quase obrigatório! Gente,  sério: se eu tivesse um laboratório, embutiria o preço desse livro no valor do HCG e daria um exemplar para cada mulher com exame de gravidez positivo. TEM QUE LER!! Nele a superexpert Tracy Hogg ensina dicas práticas e valiosas de como lidar cada tipo de bebê, dos mais calminhos aos mais chorões.  Ela ensina que SEGURANÇA É TUDO, OS BEBÊS DEVEM ESTAR EM UM AMBIENTE NO QUAL SINTAM-SE SEGUROS, COM PAIS TRANQUILOS E PREPARADOS PARA CUIDAR DELE. E é a mais pura verdade. Quanto mais tranquila a mamãe, mais tranquilo o bebê. Procure não perder a calma nem no pior dos choros. Nunca nenhum bebê morreu de chorar. Por enquanto o choro é a forma de expressão dos pequeninos, portanto: calma. Tudo vai dar certo. E leia o livro.

2. Dia é dia e noite é noite.

Bebês quando vem ao mundo não sabem o que é dia, o que é noite, qual é a hora de brincar, qual é a hora de dormir. E quem vai ensinar? VOCÊ! E como? Vou explicar o que eu fiz e deu certo. Deu um pouquinho de trabalho, mas funcionou:

* Durante o dia deixar a TV ligada permanentemente em um volume baixinho mas escutável. Dê preferência a canais tranquilos, como Televendas, E!, SBT, essas coisas;

*Quando chegar 18h, feche toda a casa e apague todas as luzes. O bebê logo vai associar que a uma determinada hora do dia tudo muda, fica mais calmo e silencioso…por que será? Aaaah, já sei, é hora de dormir.

*Dê o banho sempre no mesmo horário. Tentei todos: manhã, a tardinha, de noitão, 23h…o mlhor horário que E me adaptei foi 18h30, 19h.  Encontre o SEU horário, com o SEU bebê.

3. Comer para dormir:

Que horas você quer que o seu bebê durma?21h? Então tem que dar mamá 20h30min. Ou seja: meia hora antes de colocar o baby na cama, dê uma bela teta ou uma bela mamadeira. Com a barriga cheia é bem mais fácil dor

4.Cada um no seu qua….rto!

De que adianta preparar um quartinho todo fofo, gastar milhares de reais, bater perna com um barrigão a procura do kit de berço mais perfeito e dos lençóis mais macios se é para colocar o bebê no meio do casal? Ou no carrinho ao lado da cama? Alguns pediatras são a favor da cama compartilhada, mas outros (como a minha) explicam que facilita muito para o bebê dormir no seu próprio quarto. O motivo? Os sentidos do bebê são aguçadíssimos e cada virada na cama que você dá…plim! Ele nota e acorda. Aí você me pergunta: e se o bebê chorar e eu não escutar? Escuta, mamãe, você escuta. Escuta até os grunhidinhos, certeza.

A Alice dorme no quarto dela desde que tinha 1 mês e meio e quer saber? Foi a melhor coisa que eu fiz.

5. Buá. Buá. Buááá. BUÁÁÁÁÁÁÁ!!!!!!!!!!

Durante a noite pode ser que o bebê dê uma choradinha. Se for só um grunhido, deixe para ver. Pode ser que ele se acalme sozinho. Agora se o choro for grande, vá lá! Procure não tirar o bebê do berço, coloque ele de ladinho, não fale nada…e logo ele vai se acalmar.

6. Truques e mais truques:

Encher o berço de almofadas para deixar o bebê “apertadinho”, paninho no rosto, bico (chupeta), ursinho…são truques que auxiliam muitopara dormir. Esqueça essa balela de “aah, vai deixar o bebê dependente de um acessório”. E daí? É pra vida toda? Você aí dorme de bico, com paninho? Acho que não. Mas muitas de vocês gostam de dormir com 1000 travesseiros, não? E por acaso tem algum problema nisso? NoT!

7. Tá com cólica? Dá gotinha!

Se o bebê tiver cólica, por que não dar o remedinho indicapo pelo pediatra. Sem dramas. Sabia que tem crianças que precisam tomar remédios fortíssimos logo que nascem? O que é uma gotinha anticólica perto disso? Livre o bebê da dor chata!

Bom, isso foi o que eu fiz e super funcionou. Todas as noites eu agradeço a Deus pelo anjinho que Ele me enviou e por ter dado certo. Fiz um pouco de esforço, fiz do meu jeito, tapei os ouvidos para as críticas e foi tudo nota 10 (diferente da amamentação, na qual fui vulnerável).

Espero ter ajudado alguém, espero não ter ofendido ninguém e NÃO SOU PEDIATRA. Sou só uma mãe que conseguiu fazer uma coisa funcionar e quis dividir com o mundo.

Gostaram?

9 Responses to “Boa noite, meu bebê!”


  1. 1 Paula 2010/04/19 às 14:52

    Oi Magali,

    Gostei bastante do seu depoimento. Li este livro, mas ainda não consegui uma rotinha 100% com a minha filha de 4 meses e meio.
    De duas semanas para cá, ela tem chorado muito e so quer colo!! Confesso que ando desesperada e muito cansada. Pelo menos ela dorme bem a noite!
    Mas acho que tenho que continuar tentando ne?

    Um abraço,

    • 2 Magali 2010/04/19 às 15:09

      Oi Paula!

      Obrigada pela visita no blog! Bebês são assim mesmo, de um dia par o outro tudo muda. Mas continua tentando adaptar ela na tua rotina!!

      Beijão!

  2. 3 Daiana Welter 2010/04/19 às 16:41

    Adorei as suas dicas, embora não tenha filhos ainda(apenas 7 meses de casada), acho muito legal seu blog, e você uma fofa!
    Estou aprendendo visitando o Cegonhas, rs

    Parabéns e beijos!

    Dai

    • 4 Magali 2010/04/20 às 9:48

      Oi Dai!!

      Amei a visita no blog!! Obrigada!! Vai treinando que uma hora vai ser a hora do baby chegar! kkkkkkkkkkkkkkkkk
      E o teu blog é o máximo, desde o layout de MEGA bom gosto até o conteúdo maravilhoso e cheio de ideias bacanas (o que é as fotos no posto, me diz?) que as noivinhas nem imaginariam que existe.

      Beijão!

  3. 5 Roberta 2010/04/19 às 23:14

    Legal Magali, concordo contigo – a coisa é por aí mesmo; cada mãe encontra a sua própria maneira de adaptar a rotina do bebê, e o que funciona para uma não será necessariamente o melhor para outra.
    Bjão

  4. 6 Renata Domingues 2010/04/20 às 17:52

    Oi Magali…vou procurar o livro!!! Tenho uma de 6 anos em que fiz tudo errado…dormia mamando…ou no colo…ou na cama com a gente…resultado: até os 5 anos deu trabalho para dormir sozinha…chorava no meio da noite…um terror! Agora tenho um bebê de 3 meses e meio em que estava tudo caminhando bem…com 10 dias foi pro berço no quarto dele…mamava antes…ia acordado pro berço…e acordava de 2 a 3 vezes na madruga (mama no peito) mas agora tá acordando de 5 a 8 vezes na madruga…chupando desesperadamente as mãos e fazendo muito barulho…meio que conversando na língua dele…tento dar a chupeta mas não adianta ele quer colo, peito e aí volta a dormir…espero que seja fase…se souber de alguém que passou por isto…me avise o que fez por favor…pois não quero errar de novo!
    Bjos e parabéns pelo Blog

    • 7 Magali 2010/04/21 às 12:42

      Oi Renata!!
      Continua seguindo a tua intuicao, so nos sabemos o que eh melhor para os nossos pimpolhos. Mas pelo que eu li tem os picos de crescimento, que acontecem uma vez por mes mais ou menos. Ai os bebes “retroagem”, ficam choroes para dormir, para comer, essas coisas. Duram uns 4 dias mais ou menos. Talvez seja isso. Portanto, seja firme e continua, uma hora ele acalma de novo. Beijao e obrigada pela visita!

  5. 8 Julia 2010/09/21 às 21:21

    Oi, minha filha tem 11 meses e até hoje dorme na nossa cama. Ela ODEIA o berço dela. Se colocar ela lá ela acorda em 15 minutos, e sempre acorda chorando. Ela é muito grande e pesada, tem 11 kg, e eu só 43kg, ela me deixa mto cansada durante o dia, e quando é hora de dormir é um drama, sempre foi, eu agradeço a Deus por que já estou destruída. Ela só dormia depois das 2hs da manhã, agora melhorou um pouco, pulou pras 23hs, 0hs. Então eu coloco ela na nossa cama por não ter que interromper a minha noite de descanso para amamentar ou acalmá-la chorando, puro comodismo, confesso. Mas no ano que vem precisarei voltar para a faculdade, e não sei o que fazer com ela que chora sempre que alguém tenta segurá-la. Não dorme se eu não dormir junto, do lado. Preciso colocá-la numa escolinha, mas tenho medo que adoeça ou fique muito triste e chorosa. Ela é muito grudada em mim. Nunca deixei ela sozinha. Não fica sozinha nem com o pai. Será que vcs podem me ajudar na questão de colocá-la para dormir no berço e na separação?


Deixe um comentário

Twitter

Junte-se a 67 outros seguidores

PARCEIRO

Vou me Casar

